A ação da água.

A AÇÃO DA ÁGUA

 

Vinda das nuvens, a água precipita-se sobre a terra e chega aos mares. Depois evapora e volta ao ar, para mais tarde cair em forma de chuva, granizo ou neve. Neste ciclo incessante, ela desempenha importante papel nos fenômenos erosivos. Muitas rochas são inteiramente constituídas por substâncias solúveis em água. Nas regiões calcárias, por exemplo, a água forma enormes cavernas e escava extensas e profundas passagens subterrâneas. Outras rochas são compostas apenas em parte por substâncias solúveis em água. Nesse caso, a água que filtra pelas paredes carrega os materias solúveis, deixando a rocha porosa e, portanto, com pouca resistência à erosão por outros agentes.

A água exerce sua ação erosiva principalmente sobre o solo, que é composto de partículas de minerais e rochas. Ao escorrer, a água "lava" violentamente o solo, arrastando as partículas para as regiões mais baixas, sobretudo quando não existe um manto vegetal capaz de manter o solo compacto. Quando a água escorre velozmente, uma grande quantidade desta consegue remover e transformar em cascalho até volumosas pedras. Os matacões que rolam, impelidos pela água, ricocheteiam e golpeiam outras rochas, fraturando-as e fragmentando-se. Desse modo, a ação erosiva aumenta a tal ponto que mesmo pequenas correntes podem escavar o terreno até formar grandes vales.

A capacidade de transporte dos rios é gigantesca. Eles desgastam a superfície dos continentes, levando o material removido para os mares e oceanos. Por sua vez as águas marinhas, em seu contato direto com as rochas dos continentes, exercem intensa atividade destrutiva. É espetacular o trabalho do mar ao se chocar com violência contra os paredões rochosos abruptos (há falésias que se elevam a mais de 100m do nível do mar). No entanto, também as rochas mais baixas da costa vão se desgastando e dando lugar a praias extensas. As ondas, as marés e as correntes marinhas são as forças mecânicas mais importantes para o trabalho erosivo realizado pelas águas oceânicas.

 http://www.geocities.com/Baja/Dunes/5491/53agua/index2.htm

 

About these ads
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

4 respostas para A ação da água.

  1. Larissa disse:

    Perfect…você merece aplausos pelos comentários parabens.

  2. ALESSANDRA disse:

    linda a cor,texto interessante e gif super fofo !

  3. junior disse:

    Louise, seu blog está muito maneiro inclusive esses gifs que você colocou deram mais criatividade pro seu blog parabens Junior.

  4. thawan disse:

    brigado mesmo se nao fosse primeiro deus depois vc eu nao conseguiriam brigado mesmo um abraco brigadooooooo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s